É fácil encontrar trabalho em Portugal? E como é o acesso à moradia?

 

É fácil encontrar trabalho em Portugal? É mais indicado que se vá com um trabalho já definido?

É fácil encontrar trabalho em Portugal? É mais indicado que se vá com um trabalho já definido?

“Encontrar emprego em Portugal é uma tarefa que depende da área profissional e da situação migratória de cada pessoa”, explica Gilda. Mas tanto ela quanto Vanessa recomendam que o brasileiro já chegue ao país com um trabalho definido ou, de preferência, com um contrato de trabalho ou ao menos uma promessa formal de contratação. Esse documento pode ajudar no processo de obtenção do respectivo visto, inclusive. Em Portugal é possível conseguir emprego, mas somente após a obtenção da Autorização de Residência. “Sem a autorização, muitas empresas não seguem com o processo seletivo do candidato”, explica Gilda. Uma área que tem sido privilegiada em processos de migração é a de tecnologia da informação, portanto, aqueles que têm formação nessa área tendem a obter mais facilidade em processos seletivos.

E como é o acesso à moradia? Que requisitos o brasileiro deve ter para se instalar no país?

E como é o acesso à moradia? Que requisitos o brasileiro deve ter para se instalar no país?

A primeira coisa a obter em Portugal é o Número de Identificação Fiscal (NIF), para conseguir um contrato de arrendamento, diz Gilda. “A oferta de apartamentos e casas é grande, mas no momento, devido à alta procura, os preços estão subindo, tanto para alugar como para comprar”, acrescenta. Caso o brasileiro não tenha declaração de rendimentos em Portugal, ele poderá se deparar com a exigência de um fiador para alugar moradia. Neste caso, é requisitado que seja feito o pagamento de vários aluguéis adiantados juntamente com a assinatura do contrato de arrendamento.


Leia também:

Tipos de vistos: Quais os tipos de vistos mais procurados por brasileiros?

POSTS RELACIONADOS

2 Comentários

  1. Eu,gostaria de trabalhar em Portugal quais exigências trabalhei como segurança patrimonial, auxiliar de cozinha tecelagem ajudando de serviços gerais. Se tivesse uma oportunidade de trabalhar neste belíssimo país iria.

  2. Oi! Sou Valmir Maia carvalho gostaria de saber se consigo trabalhar em Portugal tenho experiência nas áreas de segurança, ajudando de cozinha auxiliar de predeiro maquinista tecelagem. Estou à disposição

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*