O que é os Portuguesas acham dos Brasileiros

Estudar e Trabalhar fora do Brasil
Se você mora ou está a pensando em morar em Portugal, com certeza que já se questionou várias vezes sobre qual a opinião dos portugueses sobre os brasileiros que moram em Portugal.

Os Brasileiros acham que o povo brasileiro é simpático

Sim, muitos portugueses afirmam que os seus vizinhos e conhecidos brasileiros são sempre mais simpáticos e disponíveis para ajudar do que os próprios portugueses. Talvez seja verdade, eu também compartilho dessa opinião.

Brasileiro gosta de fazer festa, assim acham os Portugueses

Churrasquinho a toda a hora. O espírito festivo claramente contrasta com a jeito de ser do “português” (mais sério), sempre preocupado com algo.

Os brasileiros são excelentes anfitriões e gostam de organizar reuniões e celebrar sempre que possível. Isso é sem dúvida um contraste com o estilo de vida português, que é um pouco mais sério. E isso surpreende os portugueses, positivamente.

Ele é desenenrolado – Portugueses acham Brasileiros desenrolados

Brasileiro arranja sempre forma de “se virar” e sair da pior situação possível, e isso se vê muito no seu discurso e nas ações. Eu diria que no geral o português até fica assustado com a “falta de planejamento” do brasileiro e surpreendido (positivamente) com a ação imediata. Seja em situações positivas ou negativas.

Os “tugas” perdem muito tempo a planejar e esquecem-se que para alcançar algo, é preciso fazer algo. Eu acho que isso é algo que os portugueses têm para aprender com a cultura brasileira.

Confira mais dicas sobre a cultura portuguesa e confira as diferenças com cultura a brasileira.

Mas também é “espertão” – Brasileiros são considerados espertos pelos Portugueses

Infelizmente esse continua um dos maiores preconceitos sobre os brasileiros, especialmente por parte do mercado de trabalho. Muitos portugueses acham que os brasileiros são “malandros” e tentam fazer as coisas de forma rápida, sem estarem muito preocupados com o sucesso ou as com as consequências.

Tenho esperança que essa nova leva de brasileiros que estão vindo morar para a Portugal, consiga provar que isso não é bem assim.

O brasileiro podia se incluir mais na sociedade portuguesa

Alguns brasileiros, por vontade própria e talvez por receio, não se incluem propriamente na sociedade com os portugueses ou com membros de outros países, e tendem a criar grupos que se ajudam mutuamente, um pouco como os chineses fazem.

Não sei se isso não será também culpa da (orgulhosa) cultura portuguesa que de alguma forma ainda não é muito receptiva à “internacionalização” e é muito orgulhosa dos seus costumes, hábitos, gastronomia, valores, festas, entre outros. Especialmente, por parte dos mais velhos. Quase como se a cultura portuguesa, fosse melhor que as outras, o que não é verdade.

Dificuldade em confiar no médico e na saúde em Portugal

Segundo um amigo meu, profissional da saúde, os brasileiros não confiam no médico nem no farmacêutico.

Preferem que um médico do Brasil mande a receita ou o nome do medicamento. No geral são desconfiados e em alguns casos ficam até pesquisando na internet por outras alternativas. Uma das situações mais complicadas é quando o médico do Brasil passou uma receita de um medicamento que não existe em Portugal com o mesmo nome. Leva muito tempo para convencer a pessoa que está tudo bem e que de fato é o mesmo medicamento. Apesar de tudo, são os doentes mais simpáticos que trato.

Querem levar o Brasil para Portugal

Apesar das semelhanças culturais, muitos brasileiros mudam para Portugal, achando que podem levar o Brasil no bolso e a verdade é que as coisas são diferentes aqui. As regras, os produtos, forma de estar, a comida e outras coisas são diferentes e os brasileiros procuram muito trazer o seu “Brasil” para Portugal e acabam até por sofrer um pouco com isso, especialmente no inicio.”, opinião de Carlos Silva, português que morou em São Paulo de 2010 a 2015 e vive em Lisboa, atualmente.

Saiba porque morar fora não vai resolver os seus problemas.

Dificuldade em mudar de país é de todos

Eu acho que esse não é um problema de brasileiros, mas de qualquer pessoas que mude para outro país. É natural querer levar um pouco de sua cultura consigo.

A realidade é que ir morar no exterior é muito difícil. E mesmo que você se planeje, tenha economias e até trabalho, vai levar um tempo até se adaptar e perceber que você já não está no Brasil.

Os portugueses gostam dos brasileiros

Então, mas afinal o que os portugueses realmente acham dos brasileiros? E isso é uma verdade inegável. Apesar de haver opiniões menos positivas, os portugueses gostam e admiram os brasileiros em muitos aspectos.

E no final, todos concordam que a vinda dos brasileiros para Portugal foi muito positiva, não só por ajudarem a contribuir para a economia do país, como para o desenvolvimento da cultura portuguesa.

POSTS RELACIONADOS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*